Física na EE Anhanguera

Efeitos fisiológicos do choque elétrico

Posted on: 05/13/2010

O choque elétrico é um feito da passagem de corrente elétrica no corpo. Dependendo da intensidade da corrente, o choque pode causar sensações de formigamento e até a morte.

Apesar de a passagem de corrente ser a responsável pelo choque, os efeitos podem variar de acordo com outras grandezas, desde frequência da corrente (contínua ou alternada) e tensão (voltagem) até a força física do indivíduo que leva o choque – homens sofrem efeitos distintos de mulheres e crianças, por exemplo.

Existe um limiar de intensidade de corrente elétrica que uma pessoa pode tolerar ao segurar algum objeto pelo qual há a passagem de corrente, podendo ainda largá-lo usando os músculos estimulados pela corrente. A esse limiar de intensidade se dá o nome de corrente de largar.

Para corrente alternada de 50/60 Hz há uma diferença entre homens e mulheres; em média a corrente de largar é de 10 mA (mA é o símbolo de miliampére, ou um ampére dividido 1000 vezes) para as mulheres e 16 mA para os homens. Em corrente contínua os valores médios são 51 mA para as mulheres e 76 mA para os homens.

Ou seja, se uma mulher levar um choque de tomada (corrente alternada) de uma corrente maior que 10mA, ela não soltará a tomada pois seus músculos estarão paralizados. No entanto, em gerador de corrente contínua (uma bateria de carro é um exemplo, apesar de sua tensão ser relativamente baixa: 12V), para não soltar o eletrodo, a corrente deve ser maior do que 51 mA.

Informações extraídas daqui e daqui.

Anúncios
Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

maio 2010
S T Q Q S S D
    jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: